As Reformas e as Reformas das Reformas – O que você precisa saber e como se preparar

Olá, meus amigos!

Há algum tempo, estamos acompanhando os acontecimentos relacionados à Reforma da Previdência, Reforma Tributária, entre outros. No momento, interessa-nos abordar cada assunto aqui com a importância que realmente merece. Vamos tratar de um tema por vez.

No que diz respeito à previdência, é importante que você verifique junto aos seus documentos pessoais, carteira de trabalho, comprovantes de recolhimentos e consulte seus contadores para saber quanto tempo de contribuição você possui. Com esses dados, faça um novo planejamento. Se estiver próximo dos 25 anos de recolhimento, você já pode ter direito! Não deixe isso para depois. No entanto, se você ainda é jovem e não possui um bom tempo de contribuição, o ideal é começar a resolver isso planejando o seu futuro. Um dia você chegará lá, e é bom deixar tudo certo para quando chegar a hora.

Quando falamos em previdência, muitas vezes visualizamos o governo pagando para que possamos ficar em casa, mas é prudente não contar somente com isso. O importante é reservar outras fontes de recursos para a sua aposentadoria: reservas financeiras extras, outras fontes de renda que não dependam do trabalho ou que não gerem desgaste (como receitas de aluguéis, aplicações, etc.). Garanta que seu plano previdenciário não dependa apenas da expectativa do governo. Faça as duas ações: recolha para o INSS e faça seu plano independente.

Quanto à reforma tributária, certamente algo irá mudar, mas ainda é cedo para saber exatamente o quê e como. Sobre os comentários da criação do imposto sobre dividendos, já mencionei anteriormente que isso pode não ser aprovado. No entanto, pelo que observei, há a intenção de reduzir o imposto sobre o imposto de renda nas empresas. Se isso ocorrer, não vejo sentido na reforma, pelo menos para as Corretoras de Seguros, que não deverão sofrer efeito prático ou aumento tributário. Caso haja mudança, é válido considerar um bom planejamento para reinvestir na empresa e evitar tributação no final.

Ao analisar o que foi escrito aqui, percebemos que nenhuma informação analítica ou detalhada foi apresentada. Isso ocorre porque tudo está no campo das probabilidades. O que já foi discutido está sendo reconsiderado, e as reformas que ainda não foram debatidas possuem diversas vertentes, deixando claro que não é possível prever o desfecho. Apenas sabemos que haverá mudanças, mas determinar como isso ocorrerá é um assunto para outros técnicos, talvez da área do ocultismo, pois somente eles poderiam prever. O que é realmente importante é estar ciente. Você precisa de um especialista em cada assunto. Não perca tempo e não se aventure. Assim como no mercado de seguros, o risco é o mesmo.

26/02/2020

Luiz Fernando Cordeiro de Souza é Contador e sócio da Contsys – Contabilidade, Consultoria e Planejamento, empresa especializada em contabilidade para corretores de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima